domingo, 20 de março de 2011

Depois dessa sua "gaveta da bagunça" ficará impecável

Todo mundo, com algumas exceções, tem “a gaveta da bagunça” em casa, não é verdade? Eu tinha três. Isto mesmo: tinha! Minhas navegações bloguísticas me levaram a aprender aorganizar essas gavetas, eliminando tudo o que era desnecessário estar lá.
Fiz isto nas três gavetas, duas nas sala e outra na cozinha, e preciso dizer que isso me fez bem… muito bem. Algo em mim se organizou também… fiz isto em 4 passos. Quer fazer isso nas gavetas em seus domínios domésticos ?

1 – Esvaziar;
Abra a gaveta e, sem pestanejar, tire tudo que estiver dentro dela. Num primeiro momento a sensação é de choque quanto ao número de tranqueiras naquele espaço, e o medo de não conseguir, de fato, dar um fim naquele pequeno caos, vem a cabeça também. Fique firme! Você vai conseguir!
2 – Separar o que não serve;
Seja honesta!
Tudo o que está ali você precisa? Não? Separe…
Tudo na gaveta está em perfeito estado? Então, retire o que não serve mais…
Por que guardar cada objeto desse?
Faça um esforço e desapegue do que você não precisa. Se está quebrado ou você não usa, dê outros destinos: doe ou mande para o lixo reciclável!
3 – Categorizar;
Olhe para o que restou. Tudo realmente precisa estar na gaveta? Eu, por exemplo, achei na gaveta da cozinha coisas que tinham que estar no quarto ou no escritório. Tinha coisas na gaveta do escritório que deveria estar na caixa de ferramentas ou no closet.
Já falei da máxima que gosto muito e que aplico aqui em casa que diz “cada coisa em seu lugar, um lugar para cada coisa”, certo? Essa é a melhor hora de exercitar, bonita! Depois dessa definição de onde cada coisa deve realmente estar, leve-a para o lugar correto.
4 – Agrupar objetos na gaveta;
O que deve ficar, de fato, na gaveta, não deve voltar para lá de qualquer forma. Coloque divisórias na gaveta que te permita agrupar os objetos por função, por exemplo. Isso ajuda bastante na visualização das coisas, localização e apresentação estética.
Na gaveta do escritório, por exemplo, eu reaproveitei um estojo de lápis que eu não usava e que iria para o lixo. Ele tem a forma de uma caixinha retangular, eu tirei a tampa e usei para agrupar pequenos objetos como clipes, alfinetes de prender recados, e outras coisinhas pequenas de escritório.
Nessa hora vale tudo: potinhos de vidro, formas de gelo, caixas organizadoras que caibam na gaveta, etc. O importante é agrupar o que realmente precisa estar ali e evitar a visão caótica de tudo amontoado, jogado de qualquer jeito. Na hora de achar algo, esse pequeno caos faz a gente perder tempo e paciência, não é verdade?
Viu? Os passos são básicos e não há nada de muito difícil em aplicar. Isso pode ser adaptado ao que mais você tiver em casa, ou no trabalho, e que você reconheça ser um local que virou um depósito bagunçado de inutilidades. Isso está te incomodando? Então, mãos á obra!!!
Sugestões charmosas de itens que podem te ajudar a colocar ordem no seu espaço, mas com muita graça e bossa…

As caixinhas salvam! Organizam de tudo! Já está imaginando o que guardar numa caixinha assim, não ‘tá? E onde colocá-la? Sim! Porque escondê-la, jamais!

Caixas organizam, porque cada uma delas ganha um propósito e tudo fica no seu devido lugar. E se além disso elas ainda pudessem decorar? Aquele canto da casa, do closet ou de onde você imaginar pode ganhar charme com caixas artesanais e personalizadas.
Organize, decore ou presenteie de forma diferente com caixas assim!







Nenhum comentário:

Postar um comentário